O terror e os muros

muros pre moldados muros oriente metro quadrado 18973 MLB20163992071 092014 ONesta Semana o Papa Francisco, junto com os Bispos de todas as Dioceses do mundo, encerrou o Ano da Misericórdia que tanto ajudou a humanidade a refletir sobre os caminhos da paz, da justiça e da fraternidade.

Francisco nos alerta: não existem soluções aos problemas da humanidade quando apenas se pensa no uso de armas, na construção de muros e na supervalorização do poder do dinheiro. Ao longo do ano o Papa falou a vários grupos de todas as religiões reafirmando sempre o caminho da misericórdia do perdão e da justiça como único processo para estabelecer a paz!

Semana passada, falando no 3º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, afirmou:

Então, quem governa? O dinheiro. Como governa? Com o chicote do medo, da desigualdade, da violência financeira, social, cultural e militar que gera cada vez mais violência numa espiral descendente que parece infinita. Quanta dor e quanto medo! Existe — como eu disse recentemente — um terrorismo de base que provém do controle global do dinheiro na terra, ameaçando a humanidade inteira.

É deste terrorismo de base que se alimentam os terrorismos derivados, como o narcoterrorismo, o terrorismo de Estado e aquele que alguns erroneamente chamam terrorismo étnico ou religioso. Mas nenhum povo, nenhuma religião é terrorista! É verdade, existem pequenos grupos fundamentalistas em toda a parte. Mas o terrorismo começa quando «se expulsa a maravilha da criação, o homem e a mulher, colocando no seu lugar o dinheiro». Este sistema é terrorista.

Há quase cem anos, Pio XI previu o afirmar-se de uma ditadura global da economia, à qual ele chamou «imperialismo internacional do dinheiro». Refiro-me ao ano de 1931! A sala onde agora nos encontramos chama-se «Paulo VI», e foi Paulo VI que denunciou, há quase cinquenta anos, a «nova forma abusiva de domínio económico nos planos social, cultural e até político»). No ano de 1971! São palavras duras mas justas dos meus predecessores que perscrutaram o futuro.

A Igreja e os profetas dizem há milénios aquilo que tanto escandaliza que o Papa repita neste tempo, no qual tudo isto alcança expressões inéditas. Toda a doutrina social da Igreja e o magistério dos meus predecessores estão revoltados contra o ídolo dinheiro, que reina em vez de servir, tiraniza e aterroriza a humanidade.

Nenhuma tirania se sustém sem explorar os nossos medos. Esta é uma chave! Por isso, cada tirania é terrorista. E quando este terror, que foi semeado nas periferias com massacres, saques, opressões e injustiças, eclode nos centros sob várias formas de violência, até com atentados hediondos e infames, os cidadãos que ainda conservam alguns direitos são tentados pela falsa segurança dos muros físicos ou sociais. Muros que encerram alguns e exilam outros. Por um lado, cidadãos murados, apavorados; e por outro, excluídos, exilados, ainda mais aterrorizados. É esta a vida que Deus, nosso Pai, deseja para os seus filhos?

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru