Papa Francisco e a reforma da Igreja

resize 1447947441No próximo dia 17 de dezembro o Papa Francisco vai completar 80 anos!

Pode um homem com essa idade guiar a Igreja com toda sua complexidade? No entanto parece mesmo que Francisco é verdadeiramente um sinal de Deus para com os conturbados dias atuais.

O Santo Padre é sucessor do apóstolo Pedro e, a partir de sua missão, conduz a Igreja na direção que deve seguir para qualificar-se, na fidelidade à verdade da fé, e, assim, ser capaz de interpelar a contemporaneidade. Nessa tarefa, o Papa Francisco convoca todos os fiéis a fazer uma Igreja cada vez mais missionária, seguindo o mandato de Nosso Mestre e Senhor. Jesus Ressuscitado envia seus discípulos em missão para pregar o Evangelho em todos os tempos e lugares, para que a fé n'Ele se estenda a todos os cantos da terra. Inquestionável é a convicção de que o Evangelho de Jesus guarda a semente que, se cultivada, faz nascer sociedades mais justas e igualitárias.

A tarefa de ser cada vez mais missionária exige da Igreja coragem para se submeter a indispensáveis reformas práticas, relacionadas aos exercícios do poder. Requer também a coragem para abrir mão de privilégios. Há inércias e funcionamentos que são claros impeditivos para que as comunidades avancem no caminho de uma conversão pastoral e missionária. Diante das perguntas novas, que exigem novas respostas, todos devem estar convictos de que as coisas não podem continuar como estão. Afinal, soluções obsoletas não são capazes de resolver problemas contemporâneos. E a novidade que se busca está em Jesus Cristo e no seu Evangelho. Desnecessários e prejudiciais na vida da Igreja são os hábitos que caracterizam clubes fechados, ou que remetem às organizações de caráter partidário e político-religioso. Esse processo de renovação exige rapidez, para não se perder a oportunidade, mas é complexo, pois confronta posições e defesas de práticas que são verdadeiras barreiras, erguidas pela incompetência de se dialogar com o mundo contemporâneo.

É urgente abrir-se à ação do Espírito Santo para renovar-se. O aparecimento de reações e de posturas não suficientemente lúcidas, que incapacitam para o diálogo com o mundo, constitui um risco. Pode conduzir a Igreja a uma espécie de “introversão eclesial” que ameaça a força de sua própria identidade. E se a Igreja estiver enfraquecida, distante dos homens e mulheres deste tempo, perde sua capacidade de promover o encontro de todos com a pessoa de Jesus Cristo, impulsionando transformações.

A grande força motora de todo o necessário processo de transformação, que recria e redesenha estruturas, funcionamentos, sobre o alicerce imutável da Doutrina da Fé, vem da lição que permanentemente desafia a aprendizagem e a prática de todos os cristãos: a misericórdia. Eis o vetor que impulsiona as transformações, vencendo medos e resistências, fecundando mentes e corações nas inventividades. A misericórdia não é um parêntese na vida da Igreja, mas constitui a sua própria existência. Por isso, afirma o Papa Francisco que tudo se revela na misericórdia e tudo se compendia no amor misericordioso do Pai. Na medida em que se é tocado pela misericórdia, brota-se o novo, firma-se o passo conduzido pelo amor. A vivência da misericórdia exige a ruptura com círculos de egoísmo, de carreirismo, de exercícios equivocados do poder e com o gosto por privilégios. Não se pode querer limitar a ação do Espírito Santo, pois d’Ele vem a indicação de novos caminhos.

Essencial para acolher esses novos rumos é Proclamar a Palavra de Deus. Reconhecer que esse é o tempo da misericórdia e de renovar, pela misericórdia, o rosto da Igreja, possibilitando novas dinâmicas e respostas. Para isso, são necessários investimentos, sinergia e comunhão com a marca da humildade, amor sincero e operoso pela Igreja. E a indicação mais segura, no mundo contemporâneo, é que todos possam estar a caminho com o Papa Francisco.

É o presente que podemos oferecer ao PAPA: deixar que Jesus, neste Natal, entre na nossa vida e nos transforme!

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru

Acessos: 277
telefone

Lista Telefonica

Ache na Nossa Lista Online
telefones e endereços de paróquias, Padres, instituições, Comunidades e muito mais.

CLIQUE AQUI ACESSAR>>
0853070116

Acenda sua

Velinha Digital

Acender uma vela digital é uma forma de manter a sua fé acesa.

ACENDER VELINHA >>

Artigos

Dom Dino

Leia todos os artigos publicados!

LEIA AGORA >>