Quarta feira de Cinzas”

cinzasEstamos no clima de Carnaval que contagia todo brasileiro: até a Paróquia de Fátima, aqui em Caruaru já abriu a festa com o seu “Abre-Alas”. Muitos, nestes dias, aproveitam o tempo livre para repousar ou participar dos Retiros Espirituais que os Movimentos, as Novas Comunidades e as Paróquias estão organizando.

A Igreja Católica olha mais para a frente: no dia 1º de março é a Quarta feira de Cinzas e começa a Quaresma como tempo privilegiado para se preparar para a Páscoa. E mais: a CNBB propõe nova Campanha da Fraternidade uma ampla reflexão sobre ”Biomas Brasileiro e defesa da Vida. Teremos muitas oportunidades para aprofundar o assunto. Hoje gostaria de convidar os meus leitores a meditar a Mensagem que o Papa enviou à Igreja.

Escreve Francisco:

A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus «de todo o coração», não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão.

A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo.

E depois de uma reflexão sobre a Parábola do homem rico e do pobre Lázaro, assim termina o Santo Padre:

Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos Sacramentos e no próximo.

O Senhor indica-nos o caminho a seguir. Que o Espírito Santo nos guie na realização dum verdadeiro caminho de conversão, para redescobrirmos o dom da Palavra de Deus, sermos purificados do pecado que nos cega e servirmos Cristo presente nos irmãos necessitados. Encorajo todos os fiéis a expressar esta renovação espiritual, inclusive participando nas Campanhas de Quaresma que muitos organismos eclesiais, em várias partes do mundo, promovem para fazer crescer a cultura do encontro na única família humana. Rezemos uns pelos outros para que, participando na vitória de Cristo, saibamos abrir as nossas portas ao frágil e ao pobre. Então poderemos viver e testemunhar em plenitude a alegria da Páscoa.

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru