Papa Francisco nos indica os caminhos da santidade

1100061717A semana passada fiz uma pergunta aos meus leitores: “é possível ser santos nos dias atuais?”

Continuando as minhas reflexões sobre o mesmo tema encontrei nas catequeses de Papa Francisco importantes dicas para o caminho espiritual.

Francisco destaca que a santidade é um dom dado por Deus e constitui a face mais bela da Igreja. Trata-se de um convite feito a todos, de forma que não é preciso ser bispo, padre ou religioso para ser santo. Ele ressalta que há a tentação de achar que a santidade é só para os que tiveram a possibilidade de se destacar por dedicar a vida à oração, mas não é assim.

“É vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho cristão nas ocupações de cada dia que somos chamados a nos tornarmos santos”, disse. Se a pessoa é casada, a santidade é amar sua esposa, seu esposo; se é religiosa, que seja santa dedicando sua vida a Deus; se é um catequista, seja santo tornando-se sinal da presença de Deus. Mesmo no ambiente de trabalho é possível ser santo, disse o Papa.

Francisco deu exemplos práticos de como caminhar rumo à santidade. Ele indicou pequenos passos que podem ser dados no dia a dia, como: não fofocar; escutar com paciência os problemas de um filho que está angustiado e quer conversar; ao fim do dia, mesmo cansado, fazer uma oração; ir à missa aos domingos. “Pequenas coisas, são pequenos passos rumo à santidade. Cada passo à santidade nos fará uma pessoa melhor livre do egoísmo e do fechamento em si mesmo”.

Ao longo desse caminho, não se pode desanimar, pois a graça é dada pelo próprio Deus, explicou o Papa. A única coisa que Deus pede é a comunhão com Ele e o serviço aos irmãos. Nesse ponto, o Pontífice convidou todos a fazer um exame de consciência e se perguntar: “Como respondemos até agora ao chamado do Senhor à santidade?”.

Francisco disse, que a santidade não é triste e nem uma carga pesada, mas é um convite a partilhar da alegria de Deus, tornando-se um dom de amor para as pessoas ao redor. Compreender isso muda tudo.

E o Papa ainda fez um elenco de conselhos para sermos santos e fez uma afirmação: “todos podemos se santos”.

Imagine como seria diferente a nossa convivência se todos se tivéssemos este desejo, este sonho de colocar em prática a Palavra de Deus. Em Caruaru não haveria mais violência, nem crimes, nem injustiças! Na próxima semana você poderá meditar sobre os conselhos de Papa Francisco!

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru

Acessos: 543
telefone

Lista Telefonica

Ache na Nossa Lista Online
telefones e endereços de paróquias, Padres, instituições, Comunidades e muito mais.

CLIQUE AQUI ACESSAR>>
0853070116

Acenda sua

Velinha Digital

Acender uma vela digital é uma forma de manter a sua fé acesa.

ACENDER VELINHA >>

Artigos

Dom Dino

Leia todos os artigos publicados!

LEIA AGORA >>