As Sete Chaves

Seven Keys300Encerramos o mês de setembro que para os católicos é o mês da Bíblia! Só para os católicos? Só no mês de Setembro? Não! É para todos os dias do ano e para todas as pessoas que procuram um guia seguro na sua caminhada! A semana passada, neste jornal, eu dizia que a palavra de Deus é uma luz para enfrentar os tempos difíceis de insegurança e de violência nas nossas cidades.

Permitam que hoje indique 7 chaves para ler a Bíblia, este presente que Deus ofereceu a toda a humanidade.

Com as “Sete Chaves” você encontra a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.

1- Pés bem plantados na realidade. Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo.

2 - Olhos bem abertos. Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.

3 - Ouvidos atentos, em alerta. Um ouvido para escutar o clamor do povo e o outro para escutar o que Deus quer falar.

4 - Coração pronto para converter-se. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida.

5 - Boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu a palavra de Deus e a vida.

6 - Cabeça para pensar. Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.

7 - Joelhos dobrados em oração. Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir ajuda ao Espírito Santo para entender o “espírito” da Bíblia.

Não podemos fazer uma leitura ao pé da letra, porque a letra mata e o espirito vivifica.
Certamente descobriremos outras chaves, mas estas são indispensáveis.

É bom unir as chaves num chaveiro forte e firme. Este chaveiro é a família, o círculo bíblico, ou sua comunidade. A bíblia lida em comunidade torna-se mais fácil, mais proveitosa, mais agradável.

E Deus continuará agindo na sua história!

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru