Outubro Mês Missionário

sliderA Igreja Católica inicia o mês de outubro com a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões.

E, por isso, dedica todo o mês de outubro para a reflexão sobre o significado da missão da Igreja. O Papa Francisco nos ensina que devemos ser uma comunidade em saída, que dizer missionária e sempre pronta ao anuncio da alegrial do Evangelho.

A Missão está no coração da fé cristã, nos explica Francisco na mensagem que nos enviou para fortalecer a caminhada missionária da Igreja.

Escreve o Pontífice:

“O Dia Mundial das Missões concentra-nos, também este ano, na pessoa de Jesus, que incessantemente nos envia a anunciar o Evangelho do amor de Deus Pai, com a força do Espírito Santo. Este Dia convida-nos a refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã. De fato a Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo, não passando duma associação entre muitas outras, que rapidamente veria exaurir-se a sua finalidade e desapareceria. Por isso, somos convidados a interrogar-nos sobre algumas questões que tocam a própria identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem sobretudo os inocentes. Qual é o fundamento da missão? Qual é o coração da missão? Quais são as atitudes vitais da missão?”

E o próprio Francisco responde:

“ A missão da Igreja, destinada a todos os homens de boa vontade, funda-se sobre o poder transformador do Evangelho. Este é uma Boa Nova portadora duma alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova: a vida de Cristo ressuscitado, o qual, comunicando o seu Espírito vivificador, torna-Se para nós Caminho, Verdade e Vida. É Caminho que nos convida a segui-Lo com confiança e coragem. E, seguindo Jesus como nosso Caminho, fazemos experiência da sua Verdade e recebemos a sua Vida, que é plena comunhão com Deus Pai na força do Espírito Santo, liberta-nos de toda a forma de egoísmo e torna-se fonte de criatividade no amor.

Deus Pai quer esta transformação existencial dos seus filhos e filhas; uma transformação que se expressa como culto em espírito e verdade, ou seja, numa vida animada pelo Espírito Santo à imitação do Filho Jesus para glória de Deus Pai.

A missão da Igreja não é a propagação duma ideologia religiosa, nem mesmo a proposta duma ética sublime. No mundo, há muitos movimentos capazes de apresentar ideais elevados ou expressões éticas notáveis. Por meio da proclamação do Evangelho, Jesus torna-Se sem cessar nosso contemporâneo, consentindo à pessoa que O acolhe com fé e amor experimentar a força transformadora do seu Espírito de Ressuscitado que fecunda o ser humano e a criação, como faz a chuva com a terra. «A sua ressurreição não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual». Na próxima semana continuaremos a nossa reflexão sobre a mensagem para o Dia das Missões.

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru