O Natal está chegando

3162715.largeMuitos hoje se perguntam: o que celebramos no Natal? Natal é a festa na qual os cristãos celebram o nascimento de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus que se fez homem nascendo em Belém, conforme os relatos dos Evangelhos.

É verdade que a maioria da humanidade não conhece mais a história daquele que nasceu para trazer a salvação para todos. Até muitos cristãos, neste período, só pensam nos presentes e nas ceias natalinas. Mas é verdade, também que muitas pessoas de boa vontade estão se preparando para celebrar o grande evento que mudou o rumo da história.

A celebração do Natal se dá em 25 de dezembro e remonta ao ano 336. Não se sabe o dia exato em que nasceu Jesus. Na sua época não era costume comemorar data de nascimento das pessoas, não se guardavam estas datas. O Natal começou a ser celebrado nesse dia para indicar que Jesus é o Sol, a luz do mundo que vence as trevas e trazendo a vida. Isso porque nesta data, no Império Romano, se comemorava o deus Sol. Era festa pagã, do solstício de inverno no Hemisfério Norte, ou seja, o dia em que o Sol estava mais ‘fraco’ para começar a ficar mais ‘forte’ em seguida. Esta festa pagã foi substituída pela festa cristã do Natal.

Ao comemorar o nascimento de Jesus nessa data, os cristãos fazem uma analogia. Com Jesus surgiu para a humanidade a verdadeira luz, mais brilhante que o Sol, o qual vence a noite e ressurge glorioso no céu com mais força.

Hoje em nossa cultura tecnológica altamente desenvolvida e secularizada, na qual o homem se coloca no lugar de Deus prescindindo Dele, qual o sentido de comemorar o nascimento do menino Deus? O Natal neste contexto deixou de lado seu significado profundo e altamente positivo, de constatar que Deus, o criador, vem e se torna criatura, um de nós. O Natal para alguns hoje se tornou uma festa folclórica, impulsionada pelo mercado, no qual se compram e se vendem presentes, esquecendo-se do aniversariante.

Não podemos, porém ser pessimistas: O Natal continua a ser um acontecimento no qual “Deus nasce no meio dos pobres para enriquecer-nos com sua pobreza”, conferindo uma dignidade ímpar ao ser humano e nós sabemos que o nascimento de Jesus já tocou o coração de milhões de pessoas e neste ano poderá transformar o nosso!

Há sentido, sim, em comemorar o Natal quando se admite o significado da pessoa e da mensagem de Jesus na história passada, presente e futuro da humanidade. A mensagem de amor, fraternidade e tolerância que permeia o Natal é e será sempre atual. Por dois milênios nossa cultura ocidental pautou-se pelos princípios cristãos e pelo que o Cristianismo conservou de outras culturas.

Hoje, sobretudo, o Natal tem sentido, em uma realidade social chamada por alguns filósofos de “era do vazio”, na qual as pessoas, não obstante as muitas facilidades tecnológicas, sentem dificuldades de se comunicar nos aspectos pessoal e humano. Cresce o número de suicídios.

Celebrar o nascimento de Jesus é celebrar a esperança no sentido da vida. É trazer Deus de volta para habitar a humanidade para que ela se encontre e se salve de si mesma, abrindo-se para o infinito.

Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano de Caruaru