Aug 26

Dia de espiritualidade na Cáritas Diocesana de Caruaru

14067669 647672222074976 9167729299424041773 nA Cáritas Diocesana de Caruaru, promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), um momento de espiritualidade e reflexão com toda a equipe da Cáritas Diocesana e a equipe da Cúria Diocesana de Caruaru. Participaram 31 pessoas, entre elas o Bispo Dom Bernardino Marchió, Padre Adjaildo Soares (Ecônomo Diocesano | Gerente Geral Adjunto da Cáritas), Padre José Alexandre (Gerente Operacional), Antônio Otávio Vareda (Gerente Geral da Cúria e Cáritas Diocesana) e Arnaldo Nascimento (Gerente Administrativo Financeiro).

No encontro, o Bispo ressaltou que a missão de todos nós cristãos é "Testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

1538260816Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 183 entidades-membros, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.

No fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional, Fundos Solidários, envolvendo jovens, mulheres, catadores(as) de materiais recicláveis, pequenos(as) agricultores(as), acampados(as) e assentados(as) de reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, comunidades em situação de riscos e afetadas por desastres socioambientais, a Cáritas valoriza e aposta em ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável caminham juntas.

Na atuação em gestão de riscos e em situações de emergências, sendo presença solidária e mobilizadora com ações preventivas e de redução de danos, a Cáritas busca firmar a importância de atuar na perspectiva de defesa de direitos.

14053874 647672782074920 3920734344234006702 oNas lutas emancipatórias, a partir de processos coletivos, organizativos, promovendo o protagonismo de grupos e comunidades, bem como no fortalecimento de iniciativas em redes de articulação, fórum e ações de incidência política, a Cáritas busca animar a construção de espaços de democracia participativa, de inclusão e transformação social.

Todas essas ações visam sempre um objetivo: transformar! Cáritas Brasileira é mudança. Queremos que as pessoas excluídas, nos campos social, político e econômico possam também escrever sua história e, ao mesmo tempo, ser atores e atrizes principais dela.

A Cáritas, que leva em seu nome e em sua missão o próprio amor, é motivada na ação cotidiana a viver o bonito desafio de traduzir esse amor a partir da solidariedade para com as pessoas mais empobrecidas.

E assim, nossa Cáritas vai sendo transformando e avançando firme para águas mais profundas.