Feb 04

Cronograma das atividades pastorais de 2016

1654040216O Ano da Misericórdia e a Peregrinação de Nossa Senhora Aparecida acompanharão a vida das comunidades ao longo do ano: não podemos, porém, deixar de lado todo o rico patrimônio do ano litúrgico e outros eventos eclesiais e culturais das nossas comunidades.

Reunião Clero e Agentes Pastorais para lançamento da CF e do Anuário Diocesano 2016: 26 de janeiro;

Quaresma: 10 de fevereiro a 20 de março;

Campanha da Fraternidade: De 10 de fevereiro ao domingo de Ramos (20 de março) tendo como tema: "Casa comum, nossa responsabilidade".

Semana Santa e Páscoa: 20 a 27 de março;

CNBB - 54ª Assembleia Geral: De 6 a 15 de abril em Aparecida;

Encontro Diocesano de Conselhos Paroquiais de Assuntos Econômicos: 21 de abril

Celebrações em honra de Maria no mês de Maio;

Pentecostes: 15 de maio e Corpus Christi: 26 de maio;

Mês de Junho: Celebração em honra de São João e tradições juninas;

Jornada Mundial da Juventude na Polônia: A Cidade de São João Paulo II, Cracóvia, espera, de 26 a 31 de julho, os jovens do mundo inteiro para celebrar com o Papa Francisco a Jornada Mundial da Juventude. O tema central da JMJ será: "Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mt. 5, 7).

Mês de agosto: reflexões e orações pelas vocações;

Olimpíadas - Rio de Janeiro: 05 a 21 de agosto;

Congresso Eucarístico Nacional em Belém-PA: É a maior expressão pública da nossa fé na Eucaristia. A Cidade de Belém no Pará vai acolher, de 15 a 21 de agosto, os peregrinos de todo o Brasil para refletir sobre o tema: "Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária".

4º Rios de Água Viva: Realiza-se no último domingo de agosto, mês da vocações, e tem como objetivo convocar todas as realidade eclesiais que atuam na Diocese, a fim de fazer uma experiência da riqueza e diversidade das vocações e ministérios a serviço da evangelização e experimentar a beleza de sermos uma única Igreja que anuncia a verdade do Evangelho. O tema deste ano tem como fundamento a misericórdia: "Igreja, uma família que acolhe".

Mês de Setembro: a Bíblia na vida das comunidades;

Mês de Outubro: Missão é servir;

Eleições (2 de outubro - 1º turno; 30 de outubro - 2º turno);

CNBB NE II - 51 Assembleia Regional: 18 a 21 de outubro em Lagoa Seca (PB)

Advento e Natal: de 27 de novembro a 25 de dezembro;

Campanha para a Evangelização: de 20 de novembro a 10 de dezembro;

Festas de Nossa Senhora e das Santas e Santos, nossos Padroeiros.

Em tudo rendei graças ao Senhor

Depois desta exposição geral da programação diocesana, faz-se necessário reconhecer que tudo isso não seria possível sem a participação sistemática das Regiões Pastorais e das Coordenações Diocesanas de Pastorais e Movimentos que atuam na Diocese. É uma ação evangelizadora imensa que não podemos detalhar neste Anuário: todos são indispensáveis para o Reino de Deus avançar na nossa Igreja Diocesana. Lembramos a criatividade e a seriedade das reuniões dos Padres e Diáconos Permanentes e dos nossos Conselhos Diocesanos e Paroquiais.

A todos o nosso muito obrigado: sabemos que só o Pai do Céu pode pagar tanta dedicação. Podemos afirmar com alegria e esperança que somos uma Igreja missionária atenta às necessidades espirituais e materiais do nosso povo: colaboramos também com as políticas públicas que se voltam para as necessidades do povo. E os nossos sonhos para 2016 serão sempre renovados pela presença do Pai misericordioso na nossa vida, fortalecidos pela criatividade do Espírito Santo e acompanhados pela Mãe das Dores que conhece as nossa necessidades.

Coordenação Diocesana de Pastoral