Nov 05

Festa de N. Sra. de Fátima 2015

10.43.05.11.15“O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor” Lc 1,49. Com o Hino de Maria, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada entre as Boas Vistas I e II – Caruaru-PE celebra a história de fé do seu povo no jubileu dos 25 anos.

Desde outubro do ano passado, a comunidade paroquial realiza atividades missionárias e celebrativas para destacar estas comemorações. Maria, a mãe companheira e intercessora se alegra conosco e canta todos os Exutat’s e Magnificat’s da louvação ao Pai, pois Ele tem demonstrado em nosso meio, grandes feitos, pelas mãos da grande Mãe.

 

A Paróquia Nossa senhora de Fátima, recorda em suas festividades, a Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima no mês de abril. Uma experiência singular que ficou marcada nos anais de nossa história e no coração dos devotos. Grandes graças foram recebidas, tudo para marcar o jubileu de prata e o centenário das Aparições da Virgem em Portugal (2017).

O ano de 2015 foi esperado com expectativas, pois celebrar a historia de uma comunidade é fazer memória de todos os seus atos e passos, durante este ano comemoramos em nossas celebrações e formações a trajetória desta missão. Aqui, em poucas linhas deixamos um traço de tudo que foi vivenciando em nosso meio paroquial:

Nos meados da década de 80, os frades capuchinhos iniciaram sua missão e primeiras celebrações num terreno baldio localizado na futura construção das Cohab’s I e II. Um barracão de zinco era o lugar das liturgias e o espírito franciscano dos frades capuchinhos acompanhava o novo povo de Deus que estava se formando, além das comunidades da Vila Kennedy com a presença da Ir. Siciliana e as comunidades Rurais do 4º Distrito de Caruaru. A Paróquia do Convento acompanhou e viu crescer essa nossa querida Paróquia e nós devemos muito ao apoio do Frei Bernardino e Frei Tito de Piegaio, baluartes da nossa história.

Dom Augusto Carvalho, com seu olhar de pastor quis acompanhar melhor esse início enviando a missionária Ir. Werburga (Beneditina). Amigos na missão em Caruaru, os dois sonharam e vislumbraram uma Futura Paróquia nestas terras. A Ir. Werburga com o projeto da Obra Kolping fez acontecer a ação de Jesus de relacionar fé e vida. Nas Obras sociais da Kolping o povo também rezava, celebrava a eucaristia, era catequizado, crescia os movimentos, grupos de jovens e da terceira idade. Inicia-se então, a construção da grande igreja matriz, inspirada no estilo arquitetônico alemão. Depois de um bonito trabalho, chegou a hora de enviar um padre para essa comunidade nascente, o Pe. Quirino fez uma experiência de 4 meses, mas quem realmente chegou pra ficar mais tempo foi o Pe. Sivonaldo, e nessa ocasião, trabalhando com inúmeros leigos fez acontecer tantas maravilhas, em construção de igrejas, como em formação desse povo. Enfim, no dia 13 de outubro de 1990, Dom Augusto Carvalho cria a Paróquia e por ter uma devoção a Nossa Senhora de Fátima, a comunidade inteira declara Maria padroeira com este título. Foi uma grande festa, muitos padres estiveram presentes. A partir de então, as comunidades urbanas e rurais foram crescendo, muitas igrejas construídas e o centro de pastoral.

O caminho se faz e o Pe. Heleno José chega à Paróquia e com seu jeito cativante continua os trabalhos. É um tempo de formação e de reorganização pastoral e de fortalecer o espírito missionário nas comunidades, com a presença de seminaristas e religiosas. Novas comunidades foram surgindo, novas igrejas também. O surgimento de várias pastorais e movimentos sustentavam a vida eclesial. A aquisição da casa paroquial foi um sonho realiza pelos paroquianos e a conclusão do centro pastoral também, quando na ocasião dos 10 anos da Paróquia foi inaugurado. Pe. Heleno deu início no final do seu pastoreio, a reforma da igreja matriz, auxiliado pelo então seminarista Silvano, hoje Padre. Novos ares estavam se aproximando. Com a ordenação do filho da Paróquia Pe. Zenilson, e com as necessidades pastorais de nossa diocese, o então Bispo Dom Dino decide trazer o Pe. Janailton e o Pe. Zenilson para dar continuidade aos trabalhos. E no dia 28 de Janeiro de 2006, eles assumem o pastoreio. Pe. Zenilson, fica responsável pela Área Pastoral Sagrada Família e Pe. Janailton com as comunidades da Paróquia Nossa senhora de Fátima. Foi um momento de aprendizagem, os padres cresceram na experiência da administração e na evangelização. O Pe. Janailton deu continuidade a reforma da matriz, construiu uma nova casa paroquial, reformou várias igrejas e continua preservando com zelo os bens da comunidade, como acompanha com delicadeza a ação pastoral das comunidades, pastorais e movimentos dessa viva Paróquia. O Pe. Bartolomeu chega na Paróquia para assumir a Área Pastoral Sagrada Família e vem juntar forças e animar o seu povo na missão peculiar de suas comunidades. No dia 13 de outubro de 2009, o Sr. Edson Ximenes, depois de um tempo de formação é ordenado Diácono da Igreja e hoje grande colaborador. Os carismas e ministérios crescem em meio a nós.

Portanto, hoje celebrando 25 anos de história, queremos cantar o nosso TE DEUM, e dizer: valeu apena tudo que temos vivido. Somo hoje uma família de 10 comunidades: a matriz (Boa Vista I-II),JardimPanorama, Jardim Boa Vista, João Mota, Três Bandeiras, Firmeza, Lajedo do Cedro, Japecanga, Xique-xique, Maria Clara e a Área Pastoral Sagrada Família.Os grupos: Pastoral da Família, ECC, EJC, ENC, Grupo Ressurreição (RCC), Catequese de Batismo, 1ª. Eucaristia, Crisma, Ministérios de música, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Mãe Rainha, Cenáculo da Graça, Capelas de Santa Teresinha, Terço dos Homens, Ministros da Eucaristia, Liturgia, Coroinhas, Equipe do Dízimo e da acolhida, Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa. Somos uma família que caminha na estrada de Jesus, que busca acertar e, na missão encontrar o sentido da nossa fé e da nossa vida, em comunhão com a sociedade e a Igreja de Jesus Cristo. Parabéns Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Parabéns a todos que fizeram, fazem e farão esta linda história. Deus seja Louvado por tudo! Amém!

Pe. Janailton Alves dos Santos

Acessos: 1435
telefone

Lista Telefonica

Ache na Nossa Lista Online
telefones e endereços de paróquias, Padres, instituições, Comunidades e muito mais.

CLIQUE AQUI ACESSAR>>
0853070116

Acenda sua

Velinha Digital

Acender uma vela digital é uma forma de manter a sua fé acesa.

ACENDER VELINHA >>

Artigos

Dom Dino

Leia todos os artigos publicados!

LEIA AGORA >>