Oct 09

ONG planta 200 mudas para ajudar na recuperação da mata ciliar do rio Ipojuca

whatsapp image 2017 10 08 at 09.47.54Na manhã deste domingo (8) a ONG SOS Rio Ipojuca, em parceria com a Igreja Católica, realizou um ato para ajudar na recuperação do Rio Ipojuca em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O rio é terceiro mais poluído do Brasil.

O evento começou com a bênção dos animais, na paróquia do São Francisco. Dezenas de fiéis levaram cães, gatos e pássaros para serem abençoados na frente da igreja, que leva o nome do santo protetor dos animais. A ação faz parte da semana de comemoração dos 65 anos da paróquia.

22308845 1491770614250621 3567071567875204966 nNa sequência, foi feita uma caminhada pelas ruas do bairro em direção ao Parque Ecológico do São Francisco, onde o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, falou da importância da caminhada, que culminou com a plantação de 200 mudas para recuperar a mata ciliar do rio.

"O Papa Francisco escreveu uma carta encíclica que dizia 'louvado seja'. E o papa diz que Deus ensina a cuidar da natureza e da nossa fé. São Francisco fez tudo isso. Ele é padroeiro da ecologia porque seguia o que Deus dizia. Queria destacar sobretudo a presença das crianças, pois elas são o futuro", disse o bispo.

O presidente da ONG, Henrique Andrade, lembrou da importância do rio e o que ele representa para o município. "Temos que lembrar que o Ipojuca é o segundo maior rio de Pernambuco, mas o terceiro mais poluído do Brasil. Essa ação é simbólica, mas quem sabe num curto espaço de tempo vamos ter todas as margens do Ipojuca, pelo menos em Caruaru, recuperadas", ressaltou.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao