Oct 27

Ordenação Presbiteral do Diác. Paulo Jorge

22850345 1693206480712085 254564046 oConheça o Diácono Paulo Jorge, que será ordenado hoje na cidade de Bezerros - PE às 19:00 na Matriz de São Sebastião.

Natural da cidade de Bezerros, nasceu aos 22 de setembro de 1984 – num sábado – na Maternidade São José. É o primeiro dos dois filhos de Antônio Cândido da Silva e Genilda Rodrigues da Cunha, sendo sua irmã Franciele Patrícia da Silva.

            Iniciou seus estudos na Escolinha do Snoopy onde fora alfabetizado. Realizou o primário e ginásio, hoje o Ensino Fundamental, na Escola Estadual Getúlio d’Andrade Lima entre os anos de 1992 a 1999. Em 2002 concluiu o Magistério que foi realizado na Escola Estadual Eurico Queiroz também na cidade de Bezerros. Concomitantemente aos estudos tradicionais participou de oficinas de teatro e dança promovidos pela prefeitura da Cidade, além de oficinas de férias oferecidas pelas escolas que estudava. Iniciou sua vida acadêmica na FAFICA e nela licenciou-se em Pedagogia em 2006 e no ano seguinte se tornou especialista na área de Psicopedagogia na mesma instituição localizada na cidade de Caruaru. Ainda nesta faculdade cursou outros dois cursos exigidos na formação do presbítero: uma licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia entre os anos de 2009 a 2016.

            Sua formação na área docente o possibilitou desempenhar atividades profissionais na área educacional – um sonho também fomentado na infância. Trabalhou no Educandário Vovô Severino e na Escola Espaço LeiturArte. Atuou como professor e supervisor em algumas escolas da rede estadual: Eurico Queiroz, Cônego Alexandre Cavalcante, Dom Lamartine, José de Góes e João Pessoa – esta última na cidade de Sairé.

            Simultaneamente a formação realizada no Seminário começou a dar aulas no município de Caruaru na Escola Municipal Professor Machadinho e, no momento, trabalha como especialista de componente curricular do Ensino Religioso na Secretaria de Educação da cidade de Caruaru.

            Foi introduzido na Igreja pelo batismo no dia 9 de dezembro de 1984, com pouco mais de dois meses de vida. Levado ao batismo pelos padrinhos Antônio Torres e Maria Luciene e, ainda, Auciene Torres. Batizado na fonte batismal da paróquia São Miguel em Sairé pelo padre Geraldo Spósito.

            No dia de Nossa Senhora Aparecida do ano de 1993, após realizar catecismo no Colégio das freiras e nesta paróquia, recebeu sua Primeira Eucaristia sendo o vigário e presidente da missa o padre Miguel Ângelo Ferreira.

            Ainda menino recebeu algumas cartas-convite de frades missionários da Sagrada Família de Recife, convidando-o para conhecer mais de perto a Ordem, mas a experiência não vingou dada as circunstancias próprias da infância.

            Foi crismado no ano missionário aos 21 de setembro de 1997. Dom Costa o crismou nesta paróquia tendo por padrinho padrinho José Wendes de Oliveira.

            Teve a feliz alegria de conhecer frei Damião na última missão que o frade realizou em solo bezerrense. Em sua adolescência e juventude participou de grupos jovens, foi catequista de crianças para Eucaristia e de jovens para a Crisma. Realizou, ainda, caminho de discernimento nas comunidades Ressurreição e Canção Nova.

            Em 11 de fevereiro de 2008, aos 23 anos, deu início ao processo de formação inicial rumo ao ministério de pastor, fecundado pelo desejo brotado desde menino de ser padre. Foi enviado pelo padre Luciano Monteiro ao propedêutico, primeiro ano de seminário, no Seminário São José na cidade e diocese de Pesqueira. No ano seguinte, iniciou o seminário maior na cidade de Caruaru. No Seminário Nossa Senhora das Dores realizou a formação de Filosofia e Teologia.

            Ao longo dos 9 anos de formação realizou atividades pastorais na cidade de Toritama, São Caitano e Caruaru nas paróquias São José e Nossa Senhora de Fátima. Colaborou, ainda, no SAV – Serviço de Animação Vocacional e por esta atividade, formou-se na Escola Vocacional. Foi na paróquia São José em Caruaru e na Área Pastoral Santa Teresinha que realizou seu estágio pastoral. Nos últimos dois anos de formação no seminário, recebeu os ministérios de Leitor e Acólito, respectivamente no 3º e 4º ano de Teologia.

No domingo do Bom Pastor, 7 de maio deste ano, na cidade do Juruti no estado do Pará – Diocese de Óbidos, foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Dino, bispo que o acolheu no Seminário, e Dom Bernardo bispo de Óbidos. Antes, porém, fora admitido às Ordens Sacras em 14 de março e fez a Profissão de fé, Juramento de Fidelidade, Liberdade, Celibato e Incardinação no dia 17 de abril ambas celebrações neste mesmo ano. Desempenha seu ministério na paróquia São José e Área Pastoral Santa Terezinha, incluindo Terra Vermelha. Coordena o Setor Juventude da Diocese e colabora com as pastorais Universitária e da Educação.

 

Acessos: 1205
telefone

Lista Telefonica

Ache na Nossa Lista Online
telefones e endereços de paróquias, Padres, instituições, Comunidades e muito mais.

CLIQUE AQUI ACESSAR>>
0853070116

Acenda sua

Velinha Digital

Acender uma vela digital é uma forma de manter a sua fé acesa.

ACENDER VELINHA >>

Artigos

Dom Dino

Leia todos os artigos publicados!

LEIA AGORA >>