Nov 17

Igreja, escolas e empresas se unem em ação solidária contra o trabalho infantil

Padre Alexandre e estudantesA primeira experiência com o mundo do trabalho é algo que marca a vida de todo jovem. Ajudar a transformar a vida de crianças também.

É com essa proposta que, nesta sexta-feira (17), educandos de escolas públicas do Recife e de Caruaru (PE) serão integrados, como aprendizes, em empresas locais, com o objetivo de vivenciar um dia de trabalho e destinar o valor arrecadado, com as diárias, para a causa da infância.

Todo o valor arrecadado com a Campanha dos Estudantes será destinado para a execução de um projeto, em fase de elaboração, com crianças e adolescentes da comunidade José Carlos de Oliveira, localizada no município de Caruaru.

Seminaristas e estudantesO Dia de Trabalho, como foi intitulado, é uma das atividades da Campanha dos Estudantes, realizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 em parceria com a Cáritas Diocesana de Caruaru. A ação com os jovens celebra a Semana da Solidariedade, que está sendo realizada em todo o Brasil, desde o último domingo (12), por ocasião da fundação desse organismo, que é ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Campanha dos Estudantes foi lançada no dia 11 de agosto, data dedicada aos educandos, e, desde então, uma comissão formada por agentes Cáritas visita escolas públicas, com o propósito de conscientizar os jovens sobre situações de vulnerabilidade social e também para convidá-los ao engajamento, a fim de transformar parte desse contexto por meio de ações solidárias.

Dentre tantos desafios que envolvem a temática da infância, adolescência e juventudes, o assunto que norteou o processo formativo nas escolas foi o trabalho infantil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país vem registrando, desde 2013, um crescimento no número de crianças que sofrem esse tipo de exploração.

De acordo com o coordenador da Campanha dos Estudantes, Célio Meira, a ação visa proporcionar experiências aos jovens em diferentes temáticas, por meio de ações educativas e de iniciação profissional. Entretanto, a transformação social é o grande foco da ação. “O fato de promover discussões nas escolas e inserir os jovens no mundo do trabalho, por si só, é gratificante, mas mudar a realidade social de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade não tem preço”, explicou.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira
Regional Nordeste 2

Acessos: 412
telefone

Lista Telefonica

Ache na Nossa Lista Online
telefones e endereços de paróquias, Padres, instituições, Comunidades e muito mais.

CLIQUE AQUI ACESSAR>>
0853070116

Acenda sua

Velinha Digital

Acender uma vela digital é uma forma de manter a sua fé acesa.

ACENDER VELINHA >>

Artigos

Dom Dino

Leia todos os artigos publicados!

LEIA AGORA >>