Aug 08

Coreia: religiões pedem verdadeiro tratado de paz entre norte e sul

 

AP4093656 ArticoloUm apelo em favor de uma “verdadeira paz” entre as duas Coreias foi lançado durante uma cerimônia inter-religiosa realizada em Seongiu, no 64º aniversário do final da guerra e da proclamação da trégua, ainda em vigor.

De fato, em 3 de agosto, católicos, protestantes e budistas recordaram o histórico 27 de julho de 1953 que marcou o fim do conflito entre as duas Coreias, mas ao qual falta a conclusão da paz.

Situação entre as Coreias coloca em risco paz no nordeste da Ásia

“Se a paz não se concretiza em modo definitivo na península coreana – afirmou Dom Hyginus Kim Hee-joong, Presidente da Conferência Episcopal coreana – a paz entrará em colapso em todo nordeste da Ásia, e a península coreana será o barril de pólvora pronto a explodir e a fazer desencadear uma outra guerra”.

“Nós – disse ainda o prelado – temos necessidade de um tratado de paz e não somente de uma trégua”.

Bispos contrário ao sistema de defesa antimíssil

Dom Kim Hee-Joong voltou a reiterar a oposição dos bispos em relação ao THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), o sistema de defesa antimíssil projetado e instalado pelos Estados Unidos, contra eventuais ataques de Pyongyang.

“É ilusório – defendem os prelados – querer construir a paz com as armas. THAAD não pode trazer a paz à Coreia”.

O Arcebispo Kwangju acrescentou que a decisão de instalar o sistema “foi feito sem o consenso da população, portanto, deveria ser reconsiderado. Para a paz – insistiu - devemos trabalhar juntos para a preparação de um tratado”.

Participaram da celebração cerca de 400 pessoas, pertencentes a todas as expressões religiosas presentes na Coreia do Sul.

(JE/Asianews)

 

Acessos: 191
telefone

Lista Telefonica

Ache na Nossa Lista Online
telefones e endereços de paróquias, Padres, instituições, Comunidades e muito mais.

CLIQUE AQUI ACESSAR>>
0853070116

Acenda sua

Velinha Digital

Acender uma vela digital é uma forma de manter a sua fé acesa.

ACENDER VELINHA >>

Artigos

Dom Dino

Leia todos os artigos publicados!

LEIA AGORA >>