Aug 22

Dom Darci anuncia Sede do 11º MUTICOM

WhatsApp Image 2017 08 21 at 9.31.43 AMFoi realizado, de 16 a 20 de agosto, a décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação, no complexo Expoville, em Joinville-SC. O Muticom contou com a participação de muitos agentes da Pastoral da Comunicação - PASCOM, profissionais na área de comunicação, TVs e rádios católicas, bispos, padres, diáconos, seminaristas e religiosas. Cerca de 800 pessoas de 20 Estados do Brasil estavam presentes nesta edição.

O evento iniciou na quarta-feira, com a Solenidade de abertura e uma palestra com o Mons. Dario Edoardo Verganó, Prefeito da Secretaria para a Comunicação do Vaticano. Logo após, um coquetel encerrou a noite. A quinta, dia 17, iniciou com a Santa Missa, presidida por Dom Francisco Bach, Bispo de Joinville, seguida de palestras e apresentações culturais, com as TVs católicas. À tarde, foram realizadas oficinas, e a noite, uma belíssima apresentação do Ballet Bolshoi. Sexta, o dia iniciou com uma celebração ecumênica, seguindo a programação semelhante à do dia anterior. A noite desde dia foi reservada para o show de Cantores de Deus, além de uma homenagem a Dom Irineu Roque Shcerer e Pe. Zezinho. O sábado e domingo ficou para passeios turísticos, sendo a Missa de encerramento no Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, no sábado pela manhã.

Dom Darci José Nicioli, Presidente da Comissão Pastoral Episcopal para a Comunicação da CNBB, na solenidade de encerramento, anunciou oficialmente a sede do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação. A Capital do Estado de Goiás, Goiânia, receberá a décima primeira edição do Muticom, em julho de 2019. Durante o anúncio o logotipo do evento já foi apresentado. Nesta mesma noite, Dom Darci consagrou a Pascom a Nossa Senhora Aparecida.

O Mutirão Brasileiro de Comunicação, que é uma iniciativa da Comissão Episcopal da CNBB, é realizado a cada dois anos, em cidades diferentes do Brasil. Também são realizados Muticom’s regionais a cada dois anos. No Regional Ne 2, o próximo Mutirão em nossa Diocese de Caruaru, de 19 a 21 de outubro de 2018.